segunda-feira, setembro 13, 2010

Avaliação de blogs

Segundo Tomaél, "[ . . . ] devido à abertura do sistema, qualquer pessoa pode colocar qualquer tipo de informação na Internet. Não existem avaliações prévias do que é disponibilizado. O acúmulo de informações sem relevância aponta para a necessidade de filtros que permitam a recuperação de informações de qualidade e com maior revocação." Se faz necessária então uma criteriosa avaliação do que podemos ou não confiar, não se deixando levar pelo fato de que por estar escrito em algum lugar deva ser verdade. 
Segundo Alvin, é necessário que estabeleçamos critérios com parâmetros, indicadores e métodos para aplicar estes parâmetros e indicadores, bem como deve-se delimitar o que se pretende analisar. Para a avaliação do conteúdo, Tomaél indica alguns critérios:

"[ . . . ]validade -– fidedignidade e confiabilidade das informações;
precisão -– estreitamente ligada à validade, refere-se à correção das informações;
autoridade e reputação da fonte -– especialidade e status do produtor ;
singularidade –- quantidade de informação primária não disponível em outras fontes; 
completeza -– grau de acabamento ou finalização da informação disponível; 
cobertura –- profundidade e amplitude da fonte [ . . . ]"

Fontes:
TOMAÉL, M. I. et al. Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de qualidade. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 13-35, 2001. 
ALVIM, Luísa. A avaliação da qualidade de blogues: Comunicação no 9º Congresso da APBAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário